Em toda empresa existem fatores críticos para que se alcance o sucesso e eles devem ser mesmo identificados, para que a organização se torne uma empresa estratégica em seus atos, moderna e não tradicional e nem de curto prazo. Se não tiver certeza do que é formado o negócio, a empresa pode se tornar naquela que faz tudo, mas não supera a ninguém. Há importância em se conhecer os concorrentes e os aperfeiçoamentos que eles tiveram fazendo para que chegassem onde estão.
Uma das análises que devem ser feitas é o da curva de crescimento dos empreendimentos ao longo do tempo, a qual é descrita abaixo e pode ser chamada de gráfico do Fator ‘S’.
Fator S:
- Primeira parte: Período de ajuste do negócio;
- Segunda parte: Período de grande crescimento da emopresa;
- Terceira parte: Período de estagnação da organização.
Mas, a metodologia básica para se formular um plano estratégico para se prever e administrar os diversos períodos do Fator ‘S’ é:
- Definir é o negócio da empresa;
- A segmentação de mercado/produto;
- A visão empresarial;
- A missão da empresa;
- Traçar políticas e princípios;
- Fazer análise do ambiente interno e externo;
- Desenvolver objetivos e metas;
- Definir estratégias empresariais;
- Avaliar os cenários: econômico, da sociedade/política, dos mercados e produtos, de tecnologia e relação capital/trabalho.
As estratégias estão bem definidas na sua empresa e na sua vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário