terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Vamos fazer uma reunião!

Espera aí! Antes de fazer uma reunião o planejamento é a base.

Primeiramente tem que se ter uma pauta circulando com antecedência, no momento da reunião deve-se obedecer o tempo preestabelecido, o líder da reunião deve presidir a reunião com eficiência estabelecendo também pontos para a próxima reunião e ainda fazer uma revisão rápida final sobre os assuntos tratados na reunião.

Tem que se pensar que também existem obstáculos para que tudo não ocorra de forma precisa, como pessoas chegando atrasadas, o prazo de tempo para cada item da reunião não ser cumprido, a transformação da reunião em um fórum para resolução de problemas pessoais e a dominação de uma ou duas pessoas nas discussões. Mas, tudo isso pode ser minimizado através de um planejamento prévio.

A reunião deve acontecer como de uma equipe dialogando ou ajuntando-se para haver uma dialética. Existem pessoas que não diferenciam o conceito de grupo e o conceito de equipe. Grupo é apenas um aglomerado de pessoas, enquanto que equipe também tem o mesmo conceito, mas com um diferencial as pessoas são unidas com um só objetivo. Havendo um espírito de equipe a reunião torna-se mais saudável e rentável. Pois, todos pensarão e agirão para o bem coletivo. Nem todos têm essa mesma visão de reunião, mas quem sabe através de uma ou várias reuniões tudo isso possa mudar e melhorar não é verdade?.

Ao se falar em reunião não se pode esquecer da técnica de Brainstorming. Devendo-se definir primordialmente o problema; apresentar as bases e os princípios para a ocorrência do fato; ocorrerá a apresentação das idéias; sucessivamente o agrupamento delas e a escolha. Após isto, se sucederá o delinear do plano de ação e o acompanhamento dos resultados. Sendo, o brainstorming uma técnica utilizada por muitas empresas, que defendem a democracia e o empowerment do colaborador.

Nenhum comentário: