segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Introdução à Administração Estratégica

Durante um período de mudança sempre re-avalie as metas e os objetivos, de acordo com as informações disponíveis no momento. Com a centralização das estratégias no cliente, ou seja, na demanda, tendo em vista um bom convencimento e ótima comunicação.
Em toda empresa existem fatores críticos para que se alcance o sucesso e eles devem ser mesmo identificados, para que a organização se torne uma empresa estratégica em seus atos, moderna e não tradicional e nem de curto prazo. Se não tiver certeza do que é formado o negócio, a empresa pode se tornar naquela que faz tudo, mas não supera a ninguém. Há importância em se conhecer os concorrentes e os aperfeiçoamentos que eles tiveram fazendo para que chegassem onde estão.
Uma das análises que devem ser feitas é o da curva de crescimento dos empreendimentos ao longo do tempo, a qual é descrita abaixo e pode ser chamada de gráfico do Fator ‘S’.
Fator S:
- Primeira parte: Período de ajuste do negócio;
- Segunda parte: Período de grande crescimento da emopresa;
- Terceira parte: Período de estagnação da organização.
Mas, a metodologia básica para se formular um plano estratégico para se prever e administrar os diversos períodos do Fator ‘S’ é:
  1. Definir é o negócio da empresa;
  2. A segmentação de mercado/produto;
  3. A visão empresarial;
  4. A missão da empresa;
  5. Traçar políticas e princípios;
  6. Fazer análise do ambiente interno e externo;
  7. Desenvolver objetivos e metas;
  8. Definir estratégias empresariais;
  9. Avaliar os cenários: econômico, da sociedade/política, dos mercados e produtos, de tecnologia e relação capital/trabalho.
De tudo o que já foi dito anteriormente nesta postagem, observa-se que é essencial que qualquer empreendedor faço um estudo estratégico do seu empreendimento para chegar com maior objetividade em suas metas principais.
As estratégias estão bem definidas na sua empresa e na sua vida?

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